Integra

A preocupação com as questões afetas à terceira idade começa a dar, no contexto da sociedade brasileira, sinais de estar recebendo maior atenção por parte da comunidade acadêmica. Temos presenciado, nesses últimos anos, a realização de eventos acadêmicos, um crescente número de pesquisas e publicações e a criação, no espaço das instituições universitárias, de programas sistematizados e atividades destinadas às pessoas que chegam à terceira idade.

Diante desse quadro, decidimos dedicar esse número de Motus Corporis ao debate temático relacionado àterceira idade, e que guarda necessária s relaçõe s com o nosso campo de investigação e de intervenção profissional.

Inicialmente apresentamos o artigo de Hugo Lovisolo, especificamente elaborado para contextualizar e situar as tendências dos problemas afetos à terceira idade nos nossos dias. Trata-se de um artigo de caráter introdutório, face aos demais trabalhos submetidos à publicação nesse número temático.

Em seguida temos o artigo de Rosecler Vendrusculo, em parceria com Hugo Lovisolo, no qual são apresentados os dados de uma pesquisa empírica realizada com idosos praticantes e não praticantes de atividades corporais, comparando suas representações sobre esses tipos de atividades.

Outro artigo decorrente dos resultados de uma pesquisa de campo foi o submetido por Guita Debret. A autora baseou-se em observaçõe s participantes e nas história s de vida de duas comunidades dedosos, no sentido de proceder a uma análise comparativa sobre os motivos que os levaram a ingressar nessas residências especializadas, bem como de suas representações sobre os serviços profissionais a que são submetidos.

O artigo apresentado por Lconéa Santiago, também em conjunto com Hugo Lovisolo, da mesma forma é fruto de uma pesquisa de campo. Tendo como apoio metodológico a observação participante e entrevistas com nadadores masters, os autores apresentam as representações sobre a natação competitiva, em suas múltiplas relações com a vida daqueles atores sociais.

O artigo de Antônio Jorge Soares situa-se no campo temático das representações sociais de pessoas idosas que praticam natação com o intuito competitivo. O recorte temático privilegiado foi sobre as condições culturais que alimentam a prática esportiva na terceira idade.

Finalmente, temos o artigo original de Elen Furtado que expõe os resultados de sua pesquisa sobre o sentido das atividades físicas na terceira idade, tendo como referência as transformações sociais, psicológica s e corporais decorrentes do processo de envelhecimento.

Apropriar-se e entender os elementos constitutivos das representações desse segmento social etário nos parece ser de grande relevância, no sentido de subsidiar as políticas públicas do setor e orientar as intervenções profissionais.

Prof. Dr. Helder Guerra de Resende Prof. Dr. Hugo Rodolfo Lovisolo

Editores Científicos.

Arquivo