Resumo

Este primeiro número de 2014 inaugura o volume do 20° ano da revista Movimento, periódico da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que desde 1994 se propõe a ser "um espaço para a divulgação da produção cultural e científica da Instituição e também da Educação Física nacional e internacional (Editorial, 1994, p. 4)". Nestas duas décadas temos buscado alcançar, e acreditamos que até o momento temos sido bem sucedidos, dois grandes objetivos apontados no editorial de lançamento: 1) garantir a periodicidade da publicação; e 2) contribuir para o estreitamento das relações entre os estudiosos da área de diversos lugares, constituindo-se em um veículo de socialização do conhecimento produzido nacional e internacionalmente.

Muitos foram os obstáculos ultrapassados até chegarmos ao mês de janeiro de 2014, primeiro mês do trimestre, com o número 1 no ar, uma meta desde há muito tempo traçada, e que nos aponta para um desafio maior ainda: manter o nível e o ritmo. Em relação ao segundo grande objetivo, podemos tomar o volume 19 como referência. Em 2013 publicamos 60 artigos assinados por 128 autores sendo 94 brasileiros e 34 estrangeiros. No âmbito nacional preponderou a região Sudeste, sendo a maioria dos autores provenientes de universidades com sede no Estado de São Paulo. Contudo, destacamos o aumento da representatividade de autores sediados em outros estados do país, tais como Sergipe, Goiás, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Mato Grosso, o que fortalece a revista dentro do território nacional. Entre os estrangeiros, tivemos dezenove autores espanhóis, nove portugueses, três chilenos, um esloveno, um francês e um uruguaio, autores que apostaram em nossa revista como veículo de divulgação e nos ajudaram a por em marcha o processo de cooperação internacional que pretendemos incrementar ainda mais neste ano que se inicia. Em função do volume cada vez maior de artigos submetidos à
avaliação e aprovados para publicação, decidimos aumentar de 15 para 18 o número de artigos publicados por fascículo, novidade contemplada já neste primeiro número de 2014, composto por 13 artigos originais e cinco ensaios. Dentre artigos originais listados a seguir, destacamos a diversidade temática e geográfica: Construção de uma identidade quilombola a partir da prática corporal/cultural do jongo de Kalyla Maroun; E assim criou-se a rede: aspectos técnicos, políticos e epistemológicos envolvidos na criação e desenvolvimento da rede CEDES de Fernando Augusto Starepravo, Leoncio José de Almeida Reis e Fernando Renato Cavichiolli, Wanderley Marchi Jr; Grêmio de Regatas Almirante Tamandaré: uma ameaça ao império identitário teuto-brasileiro no cenário do remo Porto-Alegrense de Carolina Fernandes da Silva, Ester Liberato Pereira, Janice Zarpellon Mazo; Significados de democracia para os sujeitos da democracia Corinthiana de Mariana Zuaneti Martins e Heloisa Helena Baldy dos Reis; Las niñas también quieren jugar: la participación conjunta de niños y niñas en actividades físicas no organizadas en el contexto escolar de Pedro Gil-Madrona, Javier Cachón-Zagalaz, Arturo Diaz-Suarez, Pedro Valdivia-Moral, Maria Luisa Zagalaz-Sánchez; Qualis periódicos e a produção de capital científico nos programas de pós-graduação em educação física de Priscilla Maia da Silva, Jeane Barcelos Soriano; Analisis de la percepción de los residentes sobre el impacto cultural y deportivo de un Gran Premio de Fórmula 1 de Ferran Calabuig Moreno, David Parra Camacho, Vicente Añó Sanz, Daniel Ayora Pérez; Sistema de medición de qualidade de la educación física chilena: un analisis crítico, de Alberto Moreno Doña, Enrique Rivera García, Carmen Trigueros Cervantes; Trabalhadores do lazer do programa esporte e lazer da cidade: uma aproximação à definição do perfil de Dulce Filgueira de Almeida, Ingrid Dittrich Wiggers, Ana Amélia Neri; Diferencias de género percebidas por el alumnado en la interación visual y táctil de las tareas de expresión corporal de Inma Canales-Lacruz e Ana Rey-Cao; Trabalho de professores na escola como práxis pedagógica de João Francisco Magno Ribas e Liliana Soares Ferreira; Aprendizaje cooperativo en educación física de Carlos Velazquez Callado, Antonio Fraile Aranda e Víctor Manuel López Pastor; Encerrando a seção Artigos Originais: "Recrear, instruir e advogar os interesses suburbanos": posicionamentos sobre o futebol na Gazeta Suburbana e no Bangú-jornal (1918-1920) de Nei Jorge Santos Junior e Victor Andrade Melo.

Na seção Ensaios listados a seguir, destacamos o diálogo mais intenso com temáticas de forte apelo nacional: Possibilidades de interface entre lazer e fenomenologia de Natalia Puke e Nelson Carvalho Marcellino; O (des)encontro entre as práticas corporais e a atividade física: hibridizações e borramentos no campo da saúde de José Damico e Alan Goularte Knuth; Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão de Rafael Pombo Menezes, Renato Francisco Rodrigues Marques e Myrian Nunomura; O brincar como diálogo/pergunta e não como resposta à prática pedagógica de Heloisa dos Santos Simon, Elenor Kunz e Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano de Isabelle Sena Gomes, Iraquitan de Oliveira Caminha  encerra o fascículo. Por fim, gostaríamos de agradecer muito especialmente aos avaliadores que voluntariamente colaboram com o processo de decisão editorial, assim como à UFRGS e ao CNPq que patrocinam e ajudam a nos manter em "movimento" no extremo sul do Brasil. Desejamos a todos nossos leitores um Feliz 2014 e uma ótima leitura!

Alex Branco Fraga (Editor-chefe)

Elisandro Schultz Wittizorecki (Editor Adjunto)

Ivone Job (Editora Adjunta)

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