Resumo

A formação continuada é um aspecto crítico em qualquer profissão. Essa conferência trata da formação continuada do professor do componente curricular Educação Física Escolar. Da relação entre a participação em processos de pesquisa e a formação de professores desse componente curricular. Procurarei demonstrar as diferentes interfaces entre a pesquisa e a ação docente, destacando a necessidade de uma ação protagonista, por parte do professor, nessa relação. A Educação Física Escolar de forma geral é considerada apenas uma atividade, onde são oferecidos alguns esportes e alguns jogos, por outro lado, quando a Educação Física Escolar é considerada uma disciplina, ela deveria ter um corpo organizado de conhecimentos, onde em cada série escolar possam ser vistos os conhecimentos da cultura corporal de forma prática, fundamentados academicamente. Como disciplina não se poderia repetir a mesma aula, já que o objetivo dela estaria centrado no conhecimento e na vivência de esses conteúdos. Discutir como e por quê planificar; para quem planificar, são os objetivos mínimos destas conversações. Será discutido o espaço da cultura corporal patrimonial e contemporânea dentro do currículo escolar da Educação Física. 

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