Resumo

EPensar sobre a Educação Física Escolar e seu papel na sociedade, nos leva a refletir sobre sua área de atuação e legitimidade dentro do ambiente escolar, em seus diferentes níveis e modalidades. Com isso, surge a necessidade em compreender como a Educação Física é possível na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade por vezes tão marginalizada na educação, principalmente no período noturno, considerando que quando acontece as aulas de Educação Física, essas são no contraturno, inviabilizando a participação da maior parte dos estudantes. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo compreender a concepção que os 14 professores que atuam na EJA, em uma escola do município de Campinas/SP, possuíam em relação à disciplina de Educação Física, bem como os desafios e possibilidades nessa modalidade acadêmica, buscando a compreensão do papel deste componente curricular no atual cenário educacional. Este estudo partiu da análise dos subsídios teóricos das legislações vigentes e das diretrizes municipais, estaduais e nacionais. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas utilizando um roteiro semiestruturado de entrevista junto aos 14 professores, as quais foram gravadas e transcritas para a respectiva análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, embora os docentes reconheçam a relevância da Educação Física e seu potencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, persiste uma incompreensão sobre o formato das aulas no contraturno. As estratégias propostas pelos professores – como a inclusão da disciplina no horário regular, a implementação de projetos interdisciplinares e a adequação metodológica – ressaltam a necessidade de reformulações para mitigar os obstáculos identificados. Ao final, foi construído o Recurso Educacional no formato de uma Proposta Unidade Didática Transdisciplinar a ser oferecida aos professores, integrando às aulas de Educação Física nessa modalidade de ensino, como uma forma de contribuir com o trabalho docente e ampliar as possibilidades de acesso a esse componente por parte de todos os estudanteS

Acessar