Resumo

Esta pesquisa analisa a produção de conhecimento científico na área de Educação a respeito das temáticas educação do corpo e relações de gênero na Educação Infantil. Reconhecida como a primeira etapa da educação básica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº9 34/96), a Educação Infantil apresenta dentre os temas que compõe seu trabalho pedagógico questões referentes às temáticas que este estudo se propõe a tratar. Compreendemos que estas questões perpassam diferentes momentos e experiências vivenciadas pela criança na Educação Infantil, e são expressas em seus gestos, falas e costumes. A presente pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa e utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica. Utilizamos como material de análise artigos de periódicos nacionais da área da Educação classificados como A1 no sistema Qualis/Capes (2014). As revistas escolhidas como fonte foram: Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas; Revista Brasileira de Educação; Educação & Sociedade; Pro-posições; Educação e Pesquisa; Educação e Realidade; Educar em Revista e Educação em Revista. Foram localizados 189 artigos que tratam da temática Educação Infantil dos quais, destes foram selecionados 41 por abordarem as temáticas desta pesquisa: educação do corpo e relações de gênero. A análise dos artigos nos permitiu constatar que grande parte desta produção do conhecimento está localizada nas regiões sul e sudeste, e que o periódico Pro-posições demonstra-se mais aberto às temáticas do estudo. Nossa analise nos revelou que o brincar é compreendido pelos estudos como uma manifestação pela qual a criança pode se expressar, compreender e agir no mundo da qual faz parte, portanto uma forma desta produzir conhecimento e cultura, e que tem o corpo como grande interlocutor. Também nos deparamos com questões referentes à dificuldade das(os) professoras(es) em lidar com questões referentes ao corpo e às relações de gênero. Quanto às relações de gênero, esta produção de conhecimento defende que os padrões de gênero difundidos no ambiente escolar incidem sobre os corpos das crianças de diferentes formas, proporcionando vivências e o desenvolvimento de habilidades distintas uma vez que produz e reproduz normas e concepções de gênero a serem seguidas

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