Resumo

O presente texto aborda as reflexões pedagógicas e as propostas teórico-metodológicas da Educação Física que pressupõem determinada concepção sobre o desenvolvimento cognitivo do ser humano. Explicitá-las nos auxilia no processo de orientação do fazer pedagógico escolar, pois explanam a perspectiva em relação à formação dos discentes. Tal formação pode ocorrer orientada para a acomodação dos indivíduos ao modelo social estabelecido ou para a intervenção efetiva na busca de sua superação, para uma formação que perspectiva a emancipação – como no caso das tendências críticas da Educação e da Educação Física. É necessário conceber o ser humano e seu desenvolvimento cognitivo no contexto em que vive. Entretanto, enfrentar o debate da formação humana, que está polarizado pela questão da essência ou da existência, exige que o façamos pela abordagem ontológica do ser social, o que pode parecer ultrapassado para muitos. Porém, consideramos que este debate é atual, pois as perspectivas e proposições pedagógicas que se intitulam críticas têm dificuldades em justificar certas escolhas e orientações do exercício do fazer pedagógico escolar por considerarem que não há necessidade de tal explicitação ou por acreditarem que estão coerentes com os pressupostos estabelecidos.

Acessar