Resumo
Muito tem sido feito sobre a obra de Hébert na França, mas pouco se investigou a respeito dos impactos do seu Método Natural no Brasil, onde os métodos ginásticos franceses alcançaram uma significativa visibilidade. Esta tese trata da recepção da obra de Hébert em nosso país, levando em consideração as apropriações brasileiras das séries de exercícios completos e utilitários por ele propostos. Dentre as nossas principais fontes, destacam-se, além da obra de Hébert (1905-1948), os artigos da Revista Educação Physica (1932-1945), o Regulamento nº 07 (1934) e os livros e artigos de Azevedo (1916; 1920; 1931), Penna (1918; 1920; 1921), Rangel Sobrinho (1930), Kretzschmar (1932), Marinho (1941; 1943; 1953) e Miranda (1941; 1945; 1947). Por meio de uma análise extensa dos autores supracitados, e considerando-se mais recentemente os trabalhos de Philippe-Meden (2012; 2017); Froissart e Saint-Martin (2014); Delaplace (2000; 2005), Soares (2001; 2003); Gleyse, Soares e Dalben (2013; 2014), objetiva-se analisar e compreender os exercícios físicos, jogos e esportes junto à natureza, bem como suas apropriações na primeira metade do século XX