Educação em direitos humanos e educação física: uma análise nos institutos federais
Por Pamela Karina De Melo Gois (Autor), Rebecca Ruhama Gomes Barbosa (Autor), Fernanda Lira Braga (Autor), Eloisa Maria Luiz Pereira (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 4, n 1, 2021.
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar como a Educação em Direitos Humanos está presente nos cursos de Licenciatura de Educação Física existentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que reuniu informações e dados, além de realizar a pesquisa por meio da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). A partir desse documento, constatou-se que os quatorze cursos de licenciatura em educação física cumprem a Resolução CNE/CP nº 1/2012, apresentando-se pela disciplinaridade e/ou pela transversalidade. Além disso, os conhecimentos estão organizados nos currículos através de temas como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Organização das Nações Unidas (ONU), ética, cultura afro-brasileira e indígena, meio ambiente, gênero, sexualidade, pessoa com deficiência, diversidade cultural e religiosa, cidadania, formação docente, democracia e legislação, os quais são mais recorrentes nos PPCs. Nesse sentido, entende-se que as apresentações dessa temática, em seus conteúdo e objetivos, aparecem de formas múltiplas e pertinentes, ressaltando e reafirmando temáticas recorrentes que precisam ser discutidas no cotidiano social e escolar, como ética, racismo, violência social e meio ambiente. A partir disso, percebe-se que a presença, abordagem e problematização dos assuntos que permeiam os Direitos Humanos são de cunho essencial para a formação inicial do docente.