Educação Experiencial e o Potencial de Excursão Didática na Natureza, na Formação do Profissional de Educação Física
Por Leandro Jacobassi (Autor), José Pedro Scarpel Pacheco (Autor), Mariana Vannuchi Tomazini (Autor), Nara Heloisa Rodrigues (Autor), Denis Juliano Gaspar (Autor), Gisele Maria Schwartz (Autor).
Em VIII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA
Resumo
As atividades de aventura abrangem as práticas desportivas desenvolvidas em momentos destinados ao lazer, diferenciando-se dos esportes tradicionais, devido às condições físicas do ambiente, aos aspectos motivacionais das atividades e aos objetivos utilizados para o seu desenvolvimento, bem como, à presença de equipamentos de segurança específicos para cada atividade/esporte. Por apresentar um forte caráter motivador, as atividades de aventura podem ter um potencial educativo muito amplo, o que torna interessante a execução de excursões pedagógicas e atividades extraclasse, sobretudo, em nível escolar ou acadêmico, para que os alunos possam vivenciar tais experiências e aprender com elas, aliando a teoria e a prática Além disso, toda a complexidade da natureza e a conscientização ambiental, entre outros fatores, podem ser trabalhadas com os alunos, ampliando as perspectivas da educação experiencial pela aventura. Entre os profissionais que podem fazer uso destes recursos como elementos pedagógicos está o profissional de Educação Física, o qual, nem sempre consegue perceber a importância da oferta dessas atividades e seus significados como estratégia pedagógica. Sendo assim, esse estudo qualitativa objetivou investigar o significado e a importância de uma excursão didática que envolve atividades de aventura, na formação do profissional de Educação Física, na visão de futuros profissionais desta área. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa exploratória, utilizando como instrumento para coleta de dados um questionário aberto, aplicado a uma amostra intencional composta por 43 alunos de graduação em Educação Física, com faixa etária de 18 a 26 anos, participantes de uma excursão didática para a cidade de Brotas - SP. Os dados foram analisados descritivamente, por meio de Análise de Conteúdo Temático. Para isso, foi realizada uma excursão didática com os alunos do segundo ano de um curso de graduação em Educação Física, para a cidade de Brotas - SP, um dos polos de atividades de aventura. No local, os alunos participaram de trilha, atividades em cachoeiras, além de praticarem o Boia-Cross. Os resultados evidenciam que os futuros profissionais efetivamente reconhecem a importância desta estratégia pedagógica. A excursão didática pode obter vários significados e prestar diversas contribuições para a formação nesta área, conforme os participantes do estudo. Entre eles destacam-se: uma nova forma de aprendizagem e de ensino na Educação Física; uma possibilidade de trabalho profissional futuro; experiências de grupo (cooperação, coletividade); a aproximação do profissional de Educação Física da proposta de atividades de aventura (seja para a parte turística ou de segurança das pessoas); a utilização do ambiente natural para a prática das atividades desportivas; percepção de possibilidade de ampliar o repertório motor e de auxiliar os níveis de consciência corporal junto à natureza, que promova a própria segurança das atividades; adequação do local para o desenvolvimento de valores como o respeito e a conscientização ambiental; além de contribuir muito positivamente para os estados emocionais da pessoa que participa, ocasionando a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida. Conclui-se que a realização de atividades experienciais na natureza, como as excursões didáticas, representa uma estratégia importante e significativa na formação do profissional em Educação Física.