Resumo
Ao investigarmos uma proposta de Educação Física do Ensino Médio, acreditamos que o aluno, mais do que receber informações deve estar motivado e capacitado para buscar, com a pesquisa e as experiências do dia-a-dia, as informações e o condicionamento físico necessários para sua integração no mundo social, utilizando-se para isto de uma avaliação de espírito críticocriador. Assim, o aluno passa não só a receber as informações e os condicionamentos físicos da Educação Física, mas também retribuir estas informações, através de uma avaliação por compromisso. Para esta finalidade, nos propusemos a buscar alternativas de análise, através de um Paradigma de Socialização/Sociabilização, valorizando a Formação Humana e a Capacitação que viabilizem o desenvolvimento da Educação Física na 1 a Série do Ensino Médio e que priorize uma prática por compromisso. O Objetivo Geral foi de capacitar o aluno da Ia Série do Ensino Médio a desenvolver, com autonomia, programas de condicionamento físico para a melhoria da performance esportiva e/ou em nível de aptidão física relacionada à saúde. O desenvolvimento metodológico contou com a participação de 28 adolescentes sendo 10 do sexo masculino e 18 do sexo feminino, alunos da Ia Série da Escola Estadual do Ensino Médio Ruy Barbosa da cidade de Ijuí - Rs. Estes alunos receberam três horas aulas semanais que totalizaram 112 aulas de Educação Física durante o ano de 1999. O conteúdo da disciplina contou com os conhecimentos teóricos e práticos em nível geral e específico das capacidades motoras de força, resistência, velocidade e flexibilidade, mais os conteúdos escolhidos pelos alunos e os previstos pela Escola. Para os depoimentos dos professores das demais disciplinas do curso, da coordenação pedagógica e dos alunos envolvidos foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de BARDIN. Para os Testes Cognitivos, Motores e as Medidas Antropométricas durante os quatro bimestres foi utilizada a estatística descritiva. Nos resultados gerais de fim do ano letivo, além dos resultados quantitativos do desempenho cognitivo, motor e antropométrico dos alunos, registramos as manifestações qualitativas dos professores, da coordenação pedagógica e dos alunos como: "foi muito construtivo o que aprendemos este ano; como é importante praticar exercícios físicos corretamente, a Educação Física é muito mais importante do que eu pensei; aulas diferentes do que eu já fiz, foram envolventes, divertidas e os alunos faziam as atividades por gostar e não por obrigação; o professor nos ouvia; quando comecei a gostar das aulas não faltei mais e me dediquei ao máximo". Como resposta deste trabalho surgiu o Livro do Aluno que será reavaliado e dará informações para as 2a e 3a Séries do Ensino Médio, ao mesmo tempo que oferece oportunidades para reconhecer as características dos alunos, para suprir suas necessidades e para atingir suas expectativas, levando-os à independência, à liberdade de atuação e à apropriação do mundo da cultura corporal