Educação Física

Por Rosa López de D’Amico (Autor), Margaret Whitehead (Autor), Richard Bailey (Autor).

Parte de Diretório da Ciência Desportiva . páginas 152 - 163

Resumo

1. Informação Geral
Este capítulo centra-se na evolução da situação internacional em educação física (EF). O tema é extenso econt roverso, com grandes variações de pontos de vista e situações em todo o mundo. Este não é o único capítulo que discute questões pertinentes às práticas em EF. Os leitores são aconselhados a consultar seções II. Pedagogia do Desporto, IV. Educação Física e Desporto Comparado, III. Atividade Física Adaptada, bem como Desporto e Diversidade para posterior referência ao conteúdo, ensino e natureza da educação física. É necessário lembrar que o título ‘educação física’ não é universalmente utilizado para nomear atividade física escolar. O assunto pode aparecer no currículo como Desporto, Esporte, Saúde ou simplesmente Atividade Física. Também é necessário ter em mente que a atividade física na escola nem sempre se apresenta em um Departamento de Educação Física.
Em algumas escolas, o que é entendido como a Educação Física é responsabilidade do Departamento de Artes, em outros é responsabilidade do Departamento de Pessoal e Educação Social ou Ciências e Saúde. A situação foi ainda mais complicada por mudanças no Ensino Superior. Já não há necessariamente um caminho claro de formação específica de EF, dirigido por uma Faculdade de EF ao ensino da EF na escola. Existem hoje inúmeras rotas para o ensino da EF. Como indicado por Zeigler (2009), com toda essa variação na nomenclatura os gestores do assunto têm sido profundamente inquietados, levantando perguntas sobre o lugar apropriado da EF na educação.

Arquivo