Resumo
O presente estudo analisou o ambiente escolar no contexto em que vivemos, acentuado de desigualdade e injustiça social, e a temática racial que tem sido discutida fortemente na atualidade, no viés de compreender as relações étnico-raciais dentro de uma sociedade que prevalece apenas uma parte da população. Para que possamos compreender como o racismo permeia é preciso buscar um entendimento do Estudo das Relações Étnico-Raciais (ERER) e a implementação de uma educação antirracista, principalmente no ambiente escolar. O objetivo central desta pesquisa foi analisar as experiências dos(as) discentes a partir da concepção da educação antirracista, tendo como específicos: identificar o processo de autorreconhecimento dos(as) estudantes a partir o ERER; analisar os conteúdos desenvolvidos nas aulas de educação física que viabilizam e promovem uma educação antirracista; e relacionar a apropriação dos conteúdos sobre as relações étnico-raciais, especificamente sobre a cultura africana e afro-brasileira com os saberes e realidades dos(as) discentes de educação física no ensino médio. No quadro teórico aprofundamos os saberes sobre o ERER na construção da sociedade que viemos nos dias atuais, a produção dos saberes sobre a negritude nas aulas de educação física, as possibilidades de promoção de uma educação (física) antirracista e como a Pretagogia em junção com a educação física escolar pode construir o autorreconhecimento e pertencimento afro dos(as) discentes. Esse estudo é de caráter qualitativo, que possibilita investigar valores, atitudes e motivações dentro das aulas do professor/autor. A estratégia utilizada na busca das informações deu-se por meio de uma metodologia audiovisual (particip)ativa, que retratem a temática étnico-racial e atrelada com os conteúdos desenvolvidos, outro recurso que auxiliou são os registros sistemáticos, como os arquivos dos planejamentos e anotações sobre o desenvolvimento do processo educativo. Em seguida, os saberes gerados a partir da explanação do audiovisual tendo como base a interpretação dos(as) estudantes quanto aos marcadores das africanidades foram descritos, pois nos auxiliaram a identificar nossos autorreconhecimentos e pertencimentos afro