Educação Física, Autismo e Inclusão: Ressignificando a Prática Pedagógica
Por Mônica Frigini Frigini (Autor), José Francisco Chicon (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente estudo é uma pesquisa em andamento, que tem por objetivo geral compreender e analisar o processo de construção de práticas pedagógicas inclusivas no contexto das aulas de Educação Física, com a presença de um aluno autista. E por objetivos específicos evidenciar a interação do aluno com autismo consigo mesmo, com os colegas, com a professora e com as atividades, e organizar e descrever arranjos diádicos na prática pedagógica inclusiva de aluno com autismo nas aulas de Educação Física. Metodologicamente é um estudo de caso com procedimentos da pesquisa-ação. Na coleta de dados utilizou-se a observação participante, entrevistas semi-estruturada, diário de campo, videogravação e registro fotográfico. O tratamento dos dados é com base na técnica de análise de conteúdos. O estudo foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública de Vitória-ES, no acompanhamento de uma turma do 3º ano com a presença de um aluno com autismo nas aulas de Educação Física. Como considerações parciais, identificamos que a atitude acolhedora e de enfrentamento da professora na experiência com as diferenças/diversidade foi fator fundamental para possibilitar a interação entre o aluno autista com os colegas nas aulas de Educação Física.