Resumo

A presente pesquisa buscou analisar o currículo prescrito e sua tradução, por atores escolares que atuam no campo da Educação Física de um colégio público tradicional no Rio de Janeiro que tem como aspecto central de sua identidade institucional a excelência. Focalizamos os desafios vivenciados pelos professores de Educação Física para lidarem com identidades plurais dos estudantes. Para tanto, entrevistamos o gestor e professores que ministram aulas para o 6° ano e fizemos a análise documental do Projeto Pedagógico da escola, dos currículos da disciplina Educação Física (1981-2011), do plano de ensino da disciplina Educação Física (2013), além de outros documentos a partir das necessidades surgidas nas entrevistas. Identificamos que a diversidade cultural é reconhecida pelos sujeitos da pesquisa e a princípio representam um componente que enriquece as aulas de Educação Física. Quando relacionamos a diversidade aos discursos dos documentos analisados e dos entrevistados, identificamos alguns potenciais multiculturais (CANEN et al., 2001; CANEN; XAVIER, 2011), como também tensões e desafios ao lidar com a diversidade, pois os discursos analisados centraram-se predominantemente nas perspectivas multiculturais assimilacionistas (CANDAU, 2011); liberal ou folclórica (CANEN; XAVIER, 2011; CANEN, 2012), e com menos ênfase nas perspectivas multiculturais críticas (CANEN; XAVIER, 2011; CANEN, 2012) e pós-modernas ou pós-coloniais (CANEN, 2012), ou seja, ao mesmo tempo em que constatam a diversidade cultural, problematizam, com menos intensidade, as culturas hegemônicas, o que seria recomendável, de modo a desafiá-las, ao invés de reforçá-las. 

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