Editora CRV. Brasil 2025. 318 páginas.

Sobre

Em um país marcado por desigualdades históricas, pensar a Educação Física Escolar a partir da afirmação das diferenças é um gesto implicado, político e pedagógico. Este livro reúne pesquisas, experiências e reflexões que deslocam percepções tecnicistas, abrindo espaço para epistemologias negras, indígenas, decoloniais, feministas e interseccionais. Os capítulos propõem práticas que enfrentam o racismo, o sexismo, a LGBTQIAPN+fobia e outras formas de opressão que atravessam o cotidiano escolar, especialmente nas aulas de Educação Física. Por meio de tecnologias como o jongo, a capoeira, o futebol, o reggae, a fotografia participativa e a vivência de corpos diversos, a obra convida a todas as pessoas que atuam e são atravessadas pela educação a revisitarem suas experiências, currículos, metodologias e concepções de corpo e cultura. Mais do que um livro sobre ensino, trata-se de uma coletânea que pulsa resistência, memória e afirmação de outros mundos possíveis para a escola. Uma leitura necessária para quem acredita em uma Educação Física que inclua, repare e transforme.

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