Resumo

A Educação Física ao longo de sua constituição histórica estabeleceu diferentes propostas curriculares, com o objetivo de formar determinados tipos de identidades e sujeitos. O presente ensaio tem como objetivo contextualizar e refletir esses currículos e identidades, adotando como pressupostos os conceitos de modernidade líquida de Zygmunt Bauman e sociedade de desempenho de Byung-Chul Han. As propostas curriculares em Educação Física podem ser divididas entre tradicionais, críticas e pós-críticas. Os currículos tradicionais, buscam instrumentalizar os indivíduos sobre as práticas corporais, em contraposição, os de corrente críticas e pós-críticas, buscam o desvelar das estruturas de poder e a formação de sujeitos capazes de questionando-as, mudar a realidade social. Atualmente, não é possível apontar um currículo como sendo o verdadeiro, na liquidez de nossos tempos parece não haver mais espaço para uma única possibilidade de Educação Física. Identidades coadunam, se hibridizam. A formação dos sujeitos transita entre a instrumentalização técnica e o desenvolvimento da criticidade. Concluímos que na modernidade líquida devemos abandonar a pergunta “qual a verdadeira Educação Física?”, passando a observar um questionamento importante para nosso tempo, “qual sujeito e identidade desejamos formar?”

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