Educação física e linguagem: reflexões [teóricas] e proposições [didático-pedagógicas] em perspectiva semiótica
Por Mauro Betti (Autor), Arnaldo Sifuentes Leitão (Autor), Marcos Roberto So (Autor).
Em 22º Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE)
Resumo
Este painel explora a intersecção entre Educação Física e Linguagem, um campo de estudo emergente impulsionado pela inclusão da Educação Física na área de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica, apresentando reflexões teóricas e proposições didáticopedagógicas para a Educação Física desde a perspectiva da Semiótica, a ciência da linguagem. Inicialmente, a partir do confronto de conceitos das três correntes da Semiótica (estruturalismo, semiótica da cultura e semiótica peirceana), sugerem-se inferências, relações e repercussões para a Educação Física, entendida como prática de linguagem e comunicação. Em seguida, descreve-se uma experiência de ensino em Educação Física que relacionou conceitos e princípios da semiótica peirceana com estratégias didático-pedagógicas empreendidas por um professor-pesquisador em uma escola de nível médio. Finalmente, propõe-se uma organização dos conteúdos da Educação Física sob a influência da semiótica de Peirce e da cultura em Lotman. Em conclusão, as evidências sugerem: (i) a fecundidade da Semiótica para a construção de processos de ensino e aprendizagem que contemplem as dinâmicas culturais e os processos de significação; (ii) que a Educação Física deve integrar a experiência corporal e os discursos sobre o corpo de maneira orgânica, através da hibridização de diferentes sistemas de linguagem nas experiências de sentir, reagir e refletir; e (iii) que a Educação Física deve possibilitar a interação dos estudantes consigo mesmos e com o mundo, problematizando as circunstâncias sóciohistóricas e ambientais, tendo como finalidade última atender ao bem comum.