Resumo

O presente estudo buscou analisar os artigos científicos publicados entre 2006 e 2015 que abordem a mídia como uma possibilidade pedagógica para o ensino da Educação Física em contexto escolar ou não escolar. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de estado da arte sobre Educação Física e mídia, de caráter qualitativo descritivo. Os artigos foram levantados nas plataformas Lilacs, PubMed, Eric e Web of Science, categorizados e analisados a partir da análise de conteúdo (Bardin, 1977). Dos 48 artigos científicos encontrados sobre Educação Física e mídia, apenas 8 (16,7%) trataram a mídia como um recurso didático-pedagógico para o ensino da Educação Física, sendo que 5 deles (10,4%) voltaram suas discussões para o ensino superior, 2 artigos (4,2%) para a Educação Física escolar e 1 artigo (20,1%) para o treinamento esportivo. Elencou-se as seguintes categorias: construção social do corpo, uso da mídia em aulas de Educação Física escolar, aprendizagem baseada no uso de jogos digitais, prática docente reflexiva, mídia e tecnologia de vídeo, inovação no ensino da educação física, anúncios publicitários, notícias de jornal, TIC’s na Educação Física, formação profissional, redes sociais (Facebook) e formação de professores, sendo esta última a mais frequente (f=3). Tendo em vista a conformação atual e o perfil dos jovens universitários familiarizados com a tecnologia, os resultados destacaram uma preocupação com a inclusão e letramento digital dos professores, sobretudo no ensino superior, defendendo diferentes tipos de mídia como fortes aliados didático-pedagógicos para o enriquecimento do ensino da Educação Física.

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