Educação física e mudanças sociais ao longo da carreira docente Um estudo com docentes de educação física com mais de 20 anos de experiência profissional
Por Ivan Bremm de Oliveira (Autor), Giovanni Felipe Ernst Frizzo (Autor).
Resumo
O artigo objetiva analisar a carreira docente e as mudanças sociais ao longo do tempo para o professorado de EF da RMEPel. Trata-se de um estudo de caso descritivo com 11 docentes de EF acima de 20 anos de experiência docente a partir de entrevistas semiestruturadas seguidos da análise de conteúdo. As discussões e análises indicam que na EF escolar ao longo da carreira houve a exigência de formação específica em EF e início da participação dos mesmos nos conselhos escolares, porém, a falta de infraestrutura e material para as aulas e a perda de espaço da EF na escola percorreu toda a carreira. Em relação as mudanças e transformações sociais de ordem capitalista e as políticas públicas neoliberais, as mesmas afetaram negativamente a organização do trabalho pedagógico em EF e da Educação como um todo, pois ocasionaram a desvalorização e descaracterização da função docente.