Resumo
As mídias e as práticas corporais na sociedade contemporânea, estão relacionadas e incentiva-se o debate posto, dado a relevância das interfaces entre as mídias e a Educação Física escolar que tem como finalidade, proporcionar a apropriação crítica e vivências das práticas corporais e da cultura de movimento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá respaldo, aos professores, para a utilização das mídias em sala de aula e propõe dimensões do conhecimento que podem ser desenvolvidas a partir de apreciações de narrativas midiáticas. As pedagogias culturais, por sua vez, corroboram para a compreensão e inserção de artefatos da mídia na escola. Posto isso, o estudo tem como objetivo analisar os conteúdos das práticas corporais presentes no programa Esporte Espetacular, exibido pela Rede Globo, e estabelecer uma correlação com suas possibilidades de usos pedagógicos apontados na BNCC. Para isso, foi adotado o tipo de pesquisa descritiva com caráter qualitativo, no qual realizou-se a observação sistemática de 17 transmissões na íntegra do programa. As transmissões foram observadas através do portal “Globo Play” (https://globoplay.globo.com), que disponibiliza as edições na íntegra, restrito para assinantes. Para mapear as reportagens, organizamos o material por dia, considerando, nos produtos midiáticos, os seguintes indicadores: duração, prática corporal, síntese da reportagem, unidade temática e dimensões do conhecimento segundo a BNCC. Ao finalizar a pesquisa, foi possível constatar que existem potencialidades pedagógicas nos conteúdos publicizados pelo Esporte Espetacular e que tratam das práticas corporais, embora sejam predominantes as temáticas esportivas. No entanto, a proposta da BNCC, por si só, não dá conta das possibilidades de ensino e aprendizagem que emergem dos artefatos culturais.
Referência: SANTOS, Sheylla Miris de Lima. Educação Física e narrativas midiáticas: mediação e saberes para além dos muros da escola?. 2019. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.