Resumo

Os temas transversais são problemas sociais que não foram resolvidos ou tem uma certa dificuldade que o Estado tem de solucionar, para tematizá-los na escola. Os mesmos fazem parte do currículo da disciplina de Educação Física. Neste sentido, é fundamental que os temas transversais sejam discutidos nas aulas de Educação Física e demais disciplinas na escola, estimulando assim, uma formação crítica, reflexiva e cidadã dos estudantes. O presente trabalho tem o objetivo de analisar as percepções dos estudantes do ensino fundamental II sobre a articulação dos conteúdos da Educação Física com os temas transversais. Como ferramenta metodológica, este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de coleta um questionário em forma de formulário no Google Drive que foi aplicado como forma de avaliação do segundo bimestre escolar que ocorreu no segundo semestre de 2021. Cabe ressaltar que a pesquisa foi realizada de forma remota, respeitando todos os protocolos de segurança, devido a pandemia da Covid-19 e com a aceitação de livre e espontânea vontade dos participantes em participar da mesma. Para esta pesquisa foram analisadas as respostas da pergunta: Você achou interessante articular os conteúdos da Educação Física (jogos e esportes) com temas transversais (Pessoas com Deficiência, Mulheres no Esporte, Meio Ambiente)? E as suas justificativas. Participaram dessa pesquisa 6 estudantes, do ensino fundamental II, com idades entre 11 a 13 anos, de ambos os sexos, de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais. Abre-se aqui um espaço para algumas considerações a respeito da participação dos estudantes, nesta turma tinha uma participação ativa nos encontros síncronos, pelo Google Meet de 10 educandos, porém, somente 6 responderam o questionário. Os resultados apresentaram que 100% dos participantes acharam interessante trabalhar os conteúdos da Educação Física com os temas transversais. Ao articular os conteúdos da Educação Física com os temas transversais, os participantes relatam que esses conteúdos se fazem mais presentes em sua realidade, proporcionando que as práticas fiquem muito mais interessantes; permitem que os participantes reflitam melhor sobre as questões de gênero e sexualidade, sobre o papel e como a mulher e as pessoas com necessidades especiais são vistos no trabalho, no esporte e na sociedade. Porém, conseguindo transpor as barreiras e os preconceitos existentes na sociedade e entendendo que todas as pessoas têm grandes potenciais para conquistarem e participarem do que quiserem. Reflexões estas que os estudantes não tinham antes de participarem das aulas; as práticas e os conteúdos se tornam mais simples para compreensão e aprendizagem; por intermédio dos esportes torna-se mais claro compreender os temas transversais; os estudantes conseguem enxergar a extrema importância dos conteúdos para além da prática pela prática, promovendo um desenvolvimento integral dos mesmos ou seja uma formação crítica, reflexiva e cidadã. Constata-se que todos os envolvidos nesta pesquisa compreendem a extrema importância de existir uma inter-relação entre os conteúdos da Educação Física e os temas transversais para contribuir na formação completa e cidadã dos estudantes.

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