Resumo

Este trabalho resulta de uma experiência de ensino-aprendizagem coletiva envolvendo um professor de Educação Física e seus/as estudantes da turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Doutor Pedro Paulo Neto, em Divino, MG, no ano de 2022. A indagação que a motivou foi a reflexão sobre presença e ausência de saberes de povos tradicionais na escola e na Educação Física. A partir dela, estabeleceu-se o objetivo de pesquisar, (re)conhecer, acolher e vivenciar práticas corporais de uma comunidade de remanescentes de Quilombolas que pertence à cidade, no distrito de São Pedro de Cima, tomando-as como fonte para o programa de ensino de Educação Física, visando expandir fronteiras de seu conhecimento. Uma Unidade Didática foi então elaborada em conjunto, prevendo 20 aulas para a sua realização, equivalente a um bimestre letivo da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais, que incluíram atividades como pesquisa em bibliotecas da Escola e do Município e em arquivos públicos, documentários, rodas de conversa com outros professores/as, visita à Comunidade Quilombola e conversa com seus habitantes e com gestores de sua Escola, dentre outros. Empregou-se movimentos de uma ‘pesquisa-ação’ para orientar o planejamento da Unidade Didática, com as experiências vividas na preparação coletiva e na realização das aulas, e uma reorientação que se fez necessária durante o percurso, após reflexões geradas a cada aula. É assim um produto do envolvimento e da reflexão de sujeitos de uma escola pública em dedicação a um exercício pedagógico compartilhado. Sua realização trouxe reflexões e sentimentos para o professor e para seus estudantes, com desdobramentos para a comunidade de quilombolas e para a Escola, indicando que é possível e necessário construir o diálogo com as diversas culturas de povos tradicionais presentes na história do Brasil, de modo a expandir e enriquecer o conhecimento da Educação Física.

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