Resumo

A presente pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico, para uma
conseqüente produção de texto, sobre o tema de corporeidade associado à
Educação Física Escolar no Ensino Médio, trabalho esse parte de um projeto
maior intitulado "Educação Física no Ensino Médio: Uma Proposta Transversal
em Corporeidade e Meio Ambiente", desenvolvido com recursos de Bolsa de
Iniciação Científica CNPq/PIBIC e do Fundo de Apoio a Pesquisa (FAP) da
UNIMEP. O objetivo do projeto é aferir o conhecimento sobre os temas
corporeidade e meio ambiente junto a professores da Rede Oficial de Ensino
de Piracicaba num primeiro momento e, após, oferecer subsídios para o trato
desses temas, na perspectiva transversal, como conteúdos da Disciplina
Educação Física no Ensino Médio. Neste primeiro momento da pesquisa, foram
levantados 156 periódicos em Educação e 35 periódicos em Educação Física,
pertencentes ao acervo da biblioteca da Universidade Metodista de Piracicaba
- UNIMEP, bem como lidos 19 artigos sobre os temas: (5) relacionados aos
aspectos legais da Educação Física no Ensino Médio e os PCNs para essa fase
de escolarização; (14) sobre o tema corporeidade. Estão envolvidos no projeto
três professores dos cursos de mestrado e de graduação em Educação Física e
uma professora do Curso de Biologia da UNIMEP, bem como quatro alunos
bolsistas, sendo um do curso de Mestrado e três alunos do curso de Graduação
em Educação Física. Como resultado espera-se a produção de textos sobre os
temas que serão encaminhados para publicação, bem como a preparação de
material que servirá de subsídio para o trato do tema em aulas de Educação
Física no Ensino Médio.

Acessar Arquivo