Resumo

A presente pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico, para uma
conseqüente produção de texto, sobre o tema de transversalidade associado à
Educação Física Escolar no Ensino Médio, trabalho esse parte de um projeto
maior intitulado "Educação Física no Ensino Médio: Uma Proposta Transversal
em Corporeidade e Meio Ambiente", desenvolvido com recursos de Bolsa de
Iniciação Científica CNPq/PIBIC e do Fundo de Apoio a Pesquisa (FAP) da
UNIMEP. O objetivo do projeto é aferir o conhecimento sobre os temas
corporeidade e meio ambiente junto a professores da Rede Oficial de Ensino
de Piracicaba num primeiro momento e, após, oferecer subsídios para o trato
desses temas, na perspectiva transversal, como conteúdos da Disciplina
Educação Física no Ensino Médio. Neste primeiro momento da pesquisa,
foram levantados 156 periódicos em Educação e 35 periódicos em Educação
Física, pertencentes ao acervo da biblioteca da Universidade Metodista de
Piracicaba - UNIMEP, bem como lidos 13 artigos sobre os temas: (5)
relacionados aos aspectos legais da Educação Física no Ensino Médio e os
PCNs para essa fase de escolarização; (8) sobre o tema transversalidade. Estão
envolvidos no projeto três professores dos cursos de mestrado e de graduação
em Educação Física e uma professora do Curso de Biologia da UNIMEP,
bem como quatro alunos bolsistas, sendo um do curso de Mestrado e três
alunos do curso de Graduação em Educação Física. Como resultado esperase a produção de textos sobre os temas que serão encaminhados para publicação,
bem como a preparação de material que servirá de subsídio para o trato do
tema em aulas de Educação Física no Ensino Médio.

Acessar Arquivo