Educação Física Escolar: Avanços e Dificuldades nas Atividades do Programa Mais Educação na Escola de Ensino Fundamental de Campinas
Por R. N. C. Cortez (Autor), A. M. C. Cortez (Autor).
Resumo
Nas escolas da Rede Municipal de Educação de Campinas foi implantado há alguns anos o Programa Mais Educação do Governo Federal para proporcionar aos educandos educação integral. São contratados educadores sociais para o desenvolvimento de oficinas para ampliar o universo cultural e contribuir com a formação integral do aluno. As oficinas desenvolvidas são: esportes, dança, capoeira, recreação e outras. Para que estas oficinas oportunizem aos alunos a construção de seus conhecimentos e incorporem as práticas corporais no seu dia-a-dia é necessário que as atividades realizadas pelos educadores sociais, proporcionem aos alunos ricas possibilidades de movimentos e interações entre estes, com uma ampliação e diversificação das vivências corporais formadoras e enriquecedoras para a vida em sociedade (Gonzalez, Darido & Oliveira, 2014). Na escola, com a implementação da abordagem da cultura corporal do movimento nas aulas de educação física e nas oficinas, será possível a construção de uma visão do movimento de emancipação, transformando o educando em um ser político evitando manifestações consumistas (Bracht, 1999). Analisar as atividades do esporte e recreação desenvolvidas nas oficinas da escola de educação integral no município de Campinas, com a visão da cultura corporal do movimento. Foram observadas as atividades durante o ano de 2014 e aplicado um questionário aos alunos das oficinas de esportes e recreação de uma escola municipal, com quatro questões fechadas: 1) que tipo de esporte você gosta; 2) qual é o esporte que você mais pratica; 3) jogar para você é brincar?; 4) qual outra oficina voce gostaria de fazer. Identificou-se que os educandos ao participarem das oficinas se divertiam e se envolviam com prazer e alegria. Realizavam apenas uma atividade, mas, gostariam de fazer outras. No final de cada oficina observava-se a satisfação e a alegria dos alunos. Seus laços de amizade e de solidariedade se fortaleciam com um maior envolvimento entre eles. Entende-se que os elementos lúdicos da educação física escolar presentes nas oficinas do Programa Mais Educação permitiram uma ampliação e diversificação das vivências corporais formadoras, proporcionaram um ambiente favorável as troca de experiências entre os educandos, favorecendo seu desenvolvimento integral, amizade e uma maior cooperação entre eles.