Resumo

Nesta pesquisa, buscamos analisar o Método da Prática Social em aulas de Educação Física na rede pública municipal de Jaboatão dos Guararapes, como também reconhecer suas características, desvelar orientações contidas nas propostas curriculares de Jaboatão dos Guararapes e do estado de Pernambuco e identificar seus limites e possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar. Para tanto, fizemos uso da pesquisa-ação em um processo investigativo que envolveu estudantes, professor/pesquisador e outros sujeitos educacionais de uma Escola Municipal de Tempo Integral, à procura de indicativos que trouxessem luz ao seguinte problema de pesquisa: quais as possibilidades teórico-metodológicas de materialização do Método da Prática Social na Educação Física escolar em uma escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes? Após a apreciação de dezessete aulas planejadas e executadas com base no Método da Prática Social, fizemos uma análise descritiva para sistematizar e analisar os dados com foco nas categorias problematização, instrumentalização e catarse. Os resultados da pesquisa nos indicaram que houve um salto qualitativo no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física, potencializado pela dialeticidade dos momentos do método (a problematização, a instrumentalização e a catarse); o uso do Método da Prática Social, alinhado teoricamente às teorias de fundo da Pedagogia Histórico-Crítica e da Metodologia Crítico-Superadora da Educação Física, possibilitou ricas experiências de ensinoaprendizagem, por se tratar de um processo dialético que promove a inter-relação entre seus momentos à medida que proporciona sucessivas aproximações dos estudantes com o conhecimento científico; a avaliação escolar tornou-se mais processual, detalhada e contínua, devido ao alto e variado número de procedimentos, instrumentos e critérios avaliativos; a materialização do Método da Prática Social na escola exige do professor domínio da teoria e do conteúdo a ser trabalhado, organização e tempo hábil para planejar e para executar todas as ações necessárias. Defendemos, portanto, o uso do Método da Prática Social como forma de qualificar o processo de ensino-aprendizagem sob uma perspectiva crítica de Educação e de Educação Física. 
 

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