Educação física escolar Discussões em torno dos jogos digitais
Por Fabrício Barreto Lagreca (Autor), Mackson Luiz Fernandes da Costa (Autor).
Resumo
Este ensaio se propõe a apresentar e dialogar sobre jogos digitais na Educação Física Escolar. Para tal, contextualizamos o que é cultura e sua relação com jogos, convergindo para os jogos eletrônicos, digitais, vídeo games ou games relatando seu processo histórico até a atualidade, onde temos as principais plataformas: consoles, computadores e celulares. A atualidade dessa temática se evidencia ao ser identificada como conteúdo programático na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na investigação do tema, encontramos estudos que apontam que aplicar jogos digitais, promove mais participação na aula, uma melhor interação em grupo e os discentes passaram a importar-se mais com a prática de atividades físicas regulares. Concluímos que os jogos digitais além de ser uma construção histórica da humanidade, é pertinente sua inserção como conteúdo da Educação Física Escolar.