Editora CRV. Brasil 2010. 192 páginas.

Sobre

Este trabalho expressa um conjunto de reflexões elaboradas a partir de um encontro entre profissionais e acadêmicos, diretamente envolvidos com o âmbito da Educação Física Escolar. O cenário principal diz respeito às contribuições teóricas provenientes do III Congresso Paulistano de Educação Física Escolar (versão 2009), cujo enfoque proposto incidiu sobre as questões relativas aos saberes docentes e o cotidiano educacional. A premissa do referido evento destaca que as práticas educativas e seus respectivos papéis sociais, presentes nas relações pedagógicas, se legitimam no fluxo e no dinamismo ambivalente e paradoxal da realidade concreta das escolas.

      Assim sendo, procurou-se mobilizar diferentes interlocutores, no pretenso ensejo de se propiciar uma discursividade crítica e propositiva, resgatando a ideia de partilha solidária entre docentes/pesquisadores e seus respectivos dilemas e soluções profissionais. Desta forma, os textos que se seguem disponibilizam arguições de aspectos conceituais inerentes à especificidade do componente curricular Educação Física, sendo, posteriormente, complementado com reflexões exploratórias e especulativas no que tange à dimensão didática e metodológica.

       A pretensão que por ora se apresenta é à de reafirmar a Educação Física Escolar como uma demanda social legítima, a partir dos múltiplos olhares que se entrecruzam, num contexto “grávido” de pluralidades e diversidades intelectuais.

Walter Roberto Correia

Maio de 2010

Acessar