Educação Física escolar e Educação Digital: explorando crenças epistemológicas por meio da metodologia difrativa
Por Lyana Virgínia Thédiga de Miranda (Autor).
Resumo
O objetivo deste trabalho é explorar, por meio da abordagem sociomaterial, práticas material-discursivas que envolvem crenças epistemológicas, professoras e professores situados na educação física escolar, tecnologias digitais e a Educação Digital, proposta pela Política Nacional de Educação Digital (PNED). Para tanto, apresenta os aportes da metodologia difrativa, que busca mapear os efeitos de diferença que emergem de encontros entre dados, sujeitos, ambientes, documentos, tecnologias e outros agentes. Ao fim, o artigo sugere algumas questões que possam orientar a análise difrativa em pesquisas interessadas nas práticas com as tecnologias digitais na educação física escolar.
Referências
ARAÚJO, Alysson Carvalho de. et al.. Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. e002521, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/YfhtDWwDktL7PJYwVYqNz3n/?format=html# Acesso em: 02. jul. 2024.
BARAD, Karen. Meeting the universe halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. Durham: Duke University Press, 2007.
BOZALEK Vivienne; ZEMBYLAS Michalinos. Diffraction or reflection? Sketching the contours of two methodologies in educational research. International Journal of Qualitative Studies in Education, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/09518398.2016.1201166 Acesso em: 02. jul. 2024.
BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm Acesso em: 20. abr. 2024.
BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. Epistemologia da educação física brasileira: (re)descrições da atividade epistemológica no século XXI. Movimento, Porto Alegre, v. 26, e26029, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.100551 Acesso em: 13. mai. 2024.
COSTA, Marcelo.; ALMEIDA, Felipe. Quintão. de. A educação física e a “virada culturalista” do campo: um olhar a partir de Mauro Betti e Valter Bracht. Corpoconsciência, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 1–12, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5222 . Acesso em: 31 maio. 2024.
DEAN, Jodi. Capitalismo comunicativo e luta de classes. Lugar Comum, Rio de Janeiro, n. 61, setembro, 115-136, 2021. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/lc/article/view/46542 Acesso em 22 ago. 2024.
DECUYPERE, Mathias. STS in/as education: where do we stand and what is there (still) to gain? Some outlines for a future research agenda. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 40:1, 136-145, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01596306.2018.1549709 Acesso em 05 jul. 2024.
DIRKX, John M.; KIELBASO, Gloria; SMITH, Regina O. Epistemic Beliefs of Teachers in Technology-Rich Community College Technical Education Programs. Community College Review, 31(4), 25–47, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1177/009155210403100402 Acesso em: 25. mai. 2024.
FANTIN, Monica; MARTINS, Karine J.. Entrelaçamentos entre cultura visual, cinema e mídia-educação: ensaiando diálogos com a Lei 14.533/23. In FRESQUET, Adriana; ALVARENGA, Clarisse. Cinema e educação digital: a Lei 14.533. Reflexões, perspectivas e propostas. Rio de Janeiro: Universo Produção, 2023.
HARAWAY, Donna. Staying with the Problem: Making Kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press, 2016.
HARAWAY, Donna. Modest_Witness@Second_Millennium. FemaleMan© Meets_OncoMouse TM: Feminism& Technoscience. New York; London: Routledge, 1997.
HARAWAY, Donna. The promises of monsters: A regenerative politics for inappropriate/d others. In: Grossberg L, Nelson C, Treichler P (eds.) Cultural Studies. New York: Routledge, 1992. 295–337.
LANKSHEAR, Colin; PETERS, Michel; KNOBEL, Michele. Information, Knowledge and Learning: Some Issues Facing Epistemology and Education in a Digital Age. Journal of the Philosophy of Education, 34(1), 17–39. 2000 Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1467-9752.00153 Acesso em: 20. mai. 2024.
LENZ TAGUCHI, Hillevi. Images of thinking in feminist materialisms: ontological divergences and the production of researcher subjectivities. International Journal of Qualitative Studies in Education, 26(6), 706–716, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09518398.2013.788759 Acesso em: 10 jul. 2024.
EVANS, Lee; ERCOLANI, Marco G.; DAVIES, Peter. Epistemological beliefs, approaches to learning, and student performance in a UK Master’s programme with high Chinese enrolment. Cogent Education, 10:2, 2249654, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/2331186X.2023.2249654 Acesso em: 20. mai. 2024.
MACHADO, Jully. As contribuições dos recursos tecnológicos na educação física para melhorar o desenvolvimento motor de crianças da fase infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – PontifíciaUniversidade Católica de Goiás, Goiás, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/697 Acesso em: 02 jun. 2024.
MAINARDES, Jefferson. Contributions from the ethico-onto-epistemological perspective for research in the field of education policy. Education Policy Analysis Archives, 30(146), 2022. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.30.7436 Acesso em 02 jun. 2024.
MENDES, Diego de Souza; BARBOSA, Lucas Gilberto. Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, p. e001122, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/mXQKd8ZJqMPmsnYzZf9bVBS/abstract/?lang=pt# . Acesso em: 10 jun. 2023.
MIRANDA. Lyana V. T. de. Mídias, tecnologias e Educação Física: inspirações do Novo Materialismo (Feminista). Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.134125. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134125 . Acesso em: 1 jun. 2024.
NUNES, Hugo. C. B.; MÜLLER, Arthur. LIMA, Marcelo F. O mosaico epistemológico da Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física escolar. Curitiba. Ano IV, V. 3. p. 7-24. mar. 2019. Disponível em: https://www.gpef.fe.usp.br/2023/01/30/nunes-h-c-b-muller-a-lima-m-f-o-mosaico-epistemologico-da-educacao-fisica-revista-brasileira-de-educacao-fisica-escolar-curitiba-ano-iv-v-3-p-7-24-mar-2019/ Acesso em: 12. mai. 2024.
PISCHETOLA, Magda et. al.. Tecnologias, pensamento sistêmico e os fundamentos da inovação pedagógica. Curitiba: CRV, 2019.
PISCHETOLA, Magda; MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga. A sala de aula como ecossistema. Tecnologias, complexidade e novos olhares para a educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2021.
PISCHETOLA, Magda; MIRANDA, Lyana. V. T; ALBUQUERQUE, Paula. The invisible made visible through technologies’ agency: a sociomaterial inquiry on emergency remote teaching in higher education. Learning, Media and Technology, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17439884.2021.1936547 . Acesso em: 10 jun. 2023.
RODRIGUES, Amanda Marinho. A gamificação como estratégia pedagógica: novas formas de aprender e ensinar nas aulas de educação física. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77068 Acesso em: 10 jul. 2024.