Resumo
Grupos desconsiderados passaram a exigir uma maior participação econômica, política e cultural. Como consequência deste processo, são desestabilizadas determinadas relações de poder, construídas historicamente e reproduzidas socialmente. Dentro deste circuito, temos a função social da escola, com a difícil tarefa de refletir, criticar e contextualizar temas sociais contemporâneos, contribuindo na formação de cidadãos e cidadãs para uma realidade que é multicultural. Porém, para muitos autores, esta termina por reproduzir as desigualdades, assumindo um discurso anacrônico aos interesses de grupos silenciados historicamente, contribuindo para manutenção do status quo, reforçando a estratificação social. O objetivo deste estudo foi descrever como docentes de EEducação Física percebem as manifestações de exclusão nas aulas de Educação Física em uma escola estadual da zona oeste do município do Rio de Janeiro. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com docentes de uma escola pública estadual, na região de Pedra de Guaratiba. Os resultados apontam a ocorrência de vários processos de exclusão, com maior destaque para aqueles que envolvem as questões de gênero e étnico-raciais. Evidências nos relatos dos participantes demonstram a urgência que a discussão de tais temas aconteça de forma mais efetiva e presente nos currículos universitários, principalmente naqueles voltados à formação docente.