Resumo
Objetivo: Verificar as associações existentes entre as aulas de Educação Física e os elementos que influenciam a saúde mental em adolescentes brasileiros. Métodos: Dissertação desenvolvida a partir de dois estudos, conforme normas do PPGEF/UFS. Estudo 1 Apresenta por objetivo apresentar alguns elementos relacionados à atividade física e a saúde mental em adolescentes. Estudo 2 Apresenta por objetivo verificar as associações entre as aulas de educação física e os elementos de saúde mental em adolescentes brasileiros. Resultando em dois manuscritos. Resultados: No Estudo 1, verificou-se que a prática de atividade física em adolescentes se apresenta como um dos elementos fundamentais para atenuar os efeitos da sintomatologia de ansiedade e depressão e demais problemas relacionados à saúde mental em adolescentes. No Estudo 2, verificou- se chances aumentadas de participar de mais que duas aulas de educação física/ semana para os estudantes que relataram ter “até dois amigos” (OR = 1,083; IC95 % = 1,008; 1,164), e “mais que dois amigos” (OR = 1,111; IC95 % = 1,040; 1,191), “nunca” ter sentimentos que podem levar à ideação suicida (OR = 1,072; IC95 % = 1,032; 1,13) ou apresentou “raramente/às vezes” ter estes sentimentos (OR = 1,073; IC95 % = 1,036; 1,112). Conclusões: A prática de atividade física escolar é correlacionada de maneira positiva com a saúde mental, proporcionando não apenas benefícios ao bem-estar físico, mas também contribuindo para o equilíbrio psicológico. Essa associação se reflete na diminuição dos índices de problemas de insônia, na mitigação da sensação de solidão e na melhoria da percepção em relação à imagem corporal.