Educação Física Escolar e Transversalidade: o Mergulho e Suas Possíveis Articulações com a Educação Ambiental
Por Cassio Martins (Autor), Marcelo Paraíso Alves (Autor), Thais Vinciprova Chiesse de Andrade (Autor), Kátia Mara Ribeiro (Autor), Gustavo Alves Vinand Kozloswski de Farias (Autor).
Em VIII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA
Resumo
O presente relato se desenvolveu no Instituto Educacional Porto Real – RJ, com as turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. A referida experiência se aproxima do Esporte de Aventura (PEREIRA, 2010), pois este tem se caracterizado como um conteúdo possível a ser desenvolvido no cotidiano das aulas de Educação Física (AMBRUST; PEREIRA, 2010; SANTOS; GOMES; PEREIRA, 2012). Sabendo que o Esporte de Aventura se insere no âmbito da cultura corporal de movimento (DARIDO, 2005), o presente trabalho tem como objetivo discutir a Educação Física Escolar, mais especificamente o “Mergulho Livre” (MASSETTO; BELLEZZO, 2013) como um espaço cujo potencial – transversalizante - permitiria o diálogo com outros campos do saber: Geografia, Biologia, História, e outras temáticas (sustentabilidade, meio ambiente, solidariedade, valores éticos, dentre outros) possibilitando a articulação com a Educação Ambiental. No entanto, diversos são os questionamentos sobre sua aplicabilidade, o acesso de professores aos recursos necessários, o acesso aos conhecimentos específicos para sua prática, dentre outros, o que justifica a visibilização desta prática pedagógica. Como percurso didático-metodológico a prática pedagógica ora apresentada seguiu no transcorrer de 7 aulas, dispostas no 1º bimestre de 2014, o seguinte percurso: Na 1º aula foi apresentada a proposta de trabalho - Mergulho livre - a ser realizado na lagoa azul na Ilha grande – Angra dos Reis - RJ. Cabe ressaltar que as disciplinas de História e Biologia estão envolvidas no Projeto Interdisciplinar. Posteriormente, apresentamos o histórico do mergulho e suas especificidades (MASSETTO; BELLEZZO, 2013). Na 2ª aula propomos a elaboração de grupos de pesquisa, onde a turma foi dividida em três grupos (máscara, snorkel e nadadeira). Os grupos tiveram duas semanas para a constituição e apresentação do trabalho seguindo a seguinte descrição: características do material, utilização e vídeo. A 3º aula a articulação com a Educação Ambiental e as diferentes percepções do ser humano sobre meio ambiente, conforme sugerido por Reigota (1991). Na 4ª aula ocorreram as apresentações dos trabalhos e o debate envolvendo dúvidas e curiosidades. Na 5ª aula foi realizada uma aula prática em um clube local, cujo objetivo foi a vivência dos equipamentos de mergulho. Na 6ª aula foi a visita a Ilha Grande, mais especificamente na Lagoa Azul – AR. Na 7ª realizamos a avaliação do projeto, buscando discutir coletivamente a articulação do que foi apreendido com o conteúdo das aulas de Educação Física e das outras disciplinas envolvidas.