Educação Física Escolar e Megaeventos Esportivos: Quais Suas Implicações?
Por José Tarcísio Grunennvaldt (Autor), Elenor Kunz (Autor).
Em Em Aberto v. 26, n 89, 2013. Da página 19 a 32
Resumo
O discurso sobre a introdução e a regulamentação do desporto escolar no Brasil, produzido em 1982, foi analisado tendo em vista suas consequências após trinta anos. Assim, levou-se em consideração o cenário brasileiro de preparação da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e das Olimpíadas do Rio de 2016 e o possível movimento do uso e abuso do discurso persuasivo “escalando” novamente a Educação Física Escolar como fomentadora do “nível de desenvolvimento” esportivo do País. Pela dimensão do tema, sugere-se uma posição cautelosa para a Educação Física Escolar, devido à possibilidade de ser a “iniciadora” da educação olímpica, que se materializa com um conjunto de atividades educativas de caráter multidisciplinar e transversal tendo como eixo integrador os valores olímpicos.