Resumo

Apresentamos aqui o resultado parcial da pesquisa “Ação pedagógica de professores de educação física na escola, nos projetos esportivos e nos jogos escolares”, realizada dentro do Programa Bolsas de Licenciatura (PROLICEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG), de agosto de 2010 a julho de 2011. O objetivo da pesquisa consiste em averiguar in loco a ação pedagógica do professor de educação física em três situações: nas aulas de educação física escolar, nas atividades em projetos esportivos e como se comportam professor e alunos nos jogos escolares. Nossa suspeita inicial é que os programas de fomento ao esporte na escola, como Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e o Programa de Atividades Educacionais Complementares, da Secretaria Estadual de Educação de Goiás; e também os Jogos Escolares, como as Olimpíadas Escolares, organizadas pelo Ministério do Esporte em colaboração com o Comitê Olímpico Brasileiro, e realizadas também pela Seduc, têm influenciado as aulas de educação física, enquanto componente curricular da educação básica, no sentido de dificultar a realização de práticas pedagógicas apoiadas na perspectiva da cultura corporal, ou da cultura de movimento.

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