Educação Física Escolar Para Estudantes com Deficiência Visual na Perspectiva do Ensino Por Múltiplos Exemplares
Por Rodrigo de Souza Coelho (Autor), Paulo Augusto Costa Chereguini (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 1, n 1, 2018.
Resumo
A premissa desta investigação é que o ensino por múltiplos exemplares (MEI) pode contribuir para a aprendizagem de estudantes com deficiência visual (DV), contudo há pouca incidência dessa estratégia de ensino em aulas de educação física na educação básica. Estudantes com DV podem ter a aprendizagem escolar comprometida devido à precarização no desenvolvimento da orientação espacial por percepção auditiva. No contexto da educação física escolar, essa problemática pode ser associada ao ensino de temas que potencializam as habilidades voltadas à orientação e à mobilidade, como é o caso de vários elementos culturais como o circo, a dança, a luta, a ginástica, o jogo e o esporte. O objetivo é interpretar as eventuais implicações à educação física escolar a partir de uma vivência com ênfase na orientação por percepção auditiva para estudantes com DV. A pesquisa foi realizada no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará e teve caráter propositivo a respeito do MEI. Metodologicamente, situamos a pesquisa de modo quali-quantitativo com foco na precisão do chute ao gol no futebol de cinco como elemento cultural e encontramos indícios aparentemente satisfatórios no sentido de valorizar as potencialidades dos estudantes. Todavia, encontramos também lacunas e sugerimos uma aproximação ao contexto das aulas de educação física, tendo-o também como limite à análise. Consideramos que, no contexto das aulas de educação física, seriam necessárias menos tentativas para melhorar a mobilidade de estudantes com DV à medida que a complexidade da situação de aprendizagem aumenta.