Editora Universidade Federal de Santa Maria. None None. 142 páginas.

Sobre

A importância e os benefícios da prática de atividades físicas evidenciados na literatura são conhecidos pela maioria das pessoas. Ainda assim, a prática de atividades físicas de forma regular não faz parte da vida de muitos. Dentre os diferentes motivos pelos quais muitas pessoas não adotam um estilo de vida ativo está a falta de prazer em praticar atividades físicas, gerada, muitas vezes, por experiências negativas, por não se sentirem aptos à prática ou por terem uma vivência limitada a poucas experiências motoras. Como parte desse cenário, a Educação Física Escolar, componente curricular obrigatório, exerce um papel fundamental no desenvolvimento integral do aluno. Ela é um importante espaço para a prática de atividades físicas, que pode contribuir de forma significativa para a manutenção de um estilo de vida ativo ao longo da vida. Para que isso aconteça, é fundamental que as aulas sejam inclusivas, permitindo que os diferentes alunos se sintam atraídos e motivados a participar efetivamente das atividades propostas pelo professor, tendo a possibilidade de desenvolver ao máximo o seu repertório motor, por meio de conteúdos e atividades variadas. Desde a criação do Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação dos Exercícios Físicos e Saúde (NEMAEFS), a Educação Física Escolar foi objeto de estudo e discussão do grupo, que é liderado pela professora Luciane Sanchotene Etchepare Daronco — esta obra é fruto disso. Este livro fornece, ao leitor, importantes conhecimentos relacionados à Educa ção Física Escolar Inclusiva, produzidos pelo grupo ao longo dos últimos anos. Além disso, a contribuição de profissionais de diferentes áreas de atuação da Educação e da Saúde permitiram tanto o amadurecimento quanto o avanço do conhecimento científico e social acerca da Educação Física Escolar Inclusiva, proporcionando uma visão ampla sobre o tema.

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