Educação Física Escolar: a Perspectiva de Alunas do Ensino Fundamental
Por Mauro Betti (Autor), Marlene T. Facco Liz (Autor).
Em Motriz v. 9, n 3, 2003. Da página 135 a 142
Resumo
O objetivo deste estudo é descrever a perspectiva que possuem da disciplina Educação Física, sob o ponto de vista de suas atitudes, alunas de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, considerando os seguintes aspectos: gosto pelas aulas, importância atribuída à disciplina, benefícios percebidos, preferências, opinião com relação à obrigatoriedade e outros. Questionário compreendendo questões abertas e fechadas foi aplicado a uma amostra de 151 alunas do sexo feminino. A Educação Física é fortemente associada ao esporte, mas as dimensões do lúdico, do movimento e da competição parecem ser mais importantes do que os conteúdos específicos. Os benefícios percebidos incidem prioritariamente sobre o desenvolvimento corporal. O esporte é percebido, simultaneamente, como conteúdo de que mais gostam e menos gostam. Conclui-se que as alunas percebem as peculiaridades e ambigüidades da Educação Física e possuem atitude favorável com relação a ela – ao menos no plano do gosto em participar das aulas. Palavras-chave: Educação Física Escolar, atitudes, adolescência