Sobre
Apresentação
A educação física é uma disciplina que faz parte do currículo escolar. De certa forma é uma das disciplinas que já se confundem com o conceito de currículo, sendo até difícil pensar-se num currículo sem educação física. Na verdade a sua referência educativa já está embrenhada na mente social e, de certa forma, por esta razão a disciplina mantém o seu estatuto curricular na maior parte dos países do mundo.
Apesar do seu reconhecimento social e da sua importância para a formação dos jovens, a área curricular da educação física enfrenta alguns desafios que vão desde o argumento que sustenta a sua legitimação, a diversidade de concepções que existem, as diferentes estratégias usadas pelos professores nas aulas, o seu conteúdocurricular e a diversidade de práticas pedagógicas.
Estamos sendo desafiados a agir, a intervir e ampliar nossas estratégias de ação para o desenvolvimento da educação física escolar. Somosos artífices das mudanças necessárias nos objetivos e conteúdos. Somos responsáveis por animar e encarnar o sentido de uma educação, que se concretiza pelo corpo por completo e em movimento.
Esta obra apresenta-se como um documento que pretende dar um contributo para a qualificação da disciplina de educação física no currículo, salientando a sua importância social e na formação dos alunos. Para tal, o livro aborda tanto temas teóricos (que ajudam na organização conceitual da disciplina), mas temas mais operacionais, servindo, portanto para estudantes, professores e investigadores na área da educação física.
Estamos convictos que a leitura do livro levará o seu leitor à reflexão, motivando um enfrentamento ativo que reflita em uma educação física reconhecida e legitimada por seu valor educativo.
Sumário
-
Página
9 -
Educação Física: Concepções e Modelos
Por Adilson Marques Miguel Peralta António Ricardo Catunda de Oliveira
Página
29 -
Educação Física: Concepções e Modelos
Por Adilson Marques Miguel Peralta António Ricardo Catunda de Oliveira
Página
29 -
Técnicas de Ensino Para Uma Educação Física de Qualidade
Por João Martins Lúcia Gomes Francisco Carreiro da Costa
Página
53 -
Estilos de Ensino em Educação Física
Por Lúcia Gomes João Martins Francisco Carreiro da Costa
Página
87 -
O Planejamento de Jovens Professores de Educação Fìsica
Por Carlos Januário
Página
109 -
A Avaliação das Aprendizagens em Educação Física
Por Filomena Araújo
Página
119 -
A Avaliação das Aprendizagens em Educação Física
Por Filomena Araújo
Página
119 -
O Desporto Formal e o Desporto Adaptado em Educação Física Escolar: Sua Importância e Implicações Pedagógicas
Por José Airton de Freitas Pontes Junior António Ricardo Catunda de Oliveira
Página
151 -
Pedagogia do Esporte: Condições, Concepções e Avanços Tecnológicos do Ensino do Esporte na Escola
Por Ricardo Hugo Gonzalez Otavio Baggiotto Bettega Larissa Rafaela Galatti Márcia Maria Tavares Machado
Página
171 -
Futebol, Esporte das Massas. O Seu Papel Educativo Dentro e Fora da Escola.
Por Hugo Sarmento Israel Teoldo da Costa Francisco Mendes Nelson Duarte Rodrigo Santos
Página
187 -
A Escola Como Lugar de Desenvolvimento da Aptidão Física Para a Promoção da Saúde
Por Adriano Carneiro Loureiro António Ricardo Catunda de Oliveira
Página
199