Editora Casa da Educação Física. Brasil 2017. 224 páginas.

Sobre

Apresentação

A educação física é uma disciplina que faz parte do currículo escolar. De certa forma é uma das disciplinas que já se confundem com o conceito de currículo, sendo até difícil pensar-se num currículo sem educação física. Na verdade a sua referência educativa já está embrenhada na mente social e, de certa forma, por esta razão a disciplina mantém o seu estatuto curricular na maior parte dos países do mundo.

Apesar do seu reconhecimento social e da sua importância para a formação dos jovens, a área curricular da educação física enfrenta alguns desafios que vão desde o argumento que sustenta a sua legitimação, a diversidade de concepções que existem, as diferentes estratégias usadas pelos professores nas aulas, o seu conteúdocurricular e a diversidade de práticas pedagógicas.

Estamos sendo desafiados a agir, a intervir e ampliar nossas estratégias de ação para o desenvolvimento da educação física escolar. Somosos artífices das mudanças necessárias nos objetivos e conteúdos. Somos responsáveis por animar e encarnar o sentido de uma educação, que se concretiza pelo corpo por completo e em movimento.

Esta obra apresenta-se como um documento que pretende dar um contributo para a qualificação da disciplina de educação física no currículo, salientando a sua importância social e na formação dos alunos. Para tal, o livro aborda tanto temas teóricos (que ajudam na organização conceitual da disciplina), mas temas mais operacionais, servindo, portanto para estudantes, professores e investigadores na área da educação física.

Estamos convictos que a leitura do livro levará o seu leitor à reflexão, motivando um enfrentamento ativo que reflita em uma educação física reconhecida e legitimada por seu valor educativo.

Sumário

Arquivo