Resumo

Esse estudo teve como objetivo investigar se o desenvolvimento das ações motoras seria influenciado por uma intervenção nas aulas de Educação Física baseadas na cultura lúdica infantil. Para tanto, realizamos a pesquisa com crianças de 6 e 7 anos, matriculadas na rede privada de ensino na cidade de São João Del Rei/MG. A amostra foi composta por 8 crianças, que foram avaliadas através do TGMD-2 – Test of Gross Motor Development. Fizemos uma “Roda da Conversa” com os alunos para conhecer o universo de jogos e brincadeiras presentes em seu contexto, depois realizamos uma intervenção, com duração de seis semanas. Os testes aconteceram antes e depois da intervenção e foram filmados para análise do grau de habilidade motora de cada aluno. Para análise dos dados, utilizamos as tabelas contidas no TGMD-2 que nos mostra a idade motora equivalente de cada aluno. Os resultados mostraram que é possível uma intervenção pedagógica baseada em elementos da cultura lúdica para o desenvolvimento de ações motoras. Os alunos mostraram um grande avanço se compararmos o pré-teste com o pós-teste. Isso permite reforçar a idéia da importância das ações motoras serem desenvolvidas num contexto de jogo e de brincadeira e no dialogo com a cultura infantil.

Acessar