Educação Física, Fenomenologia e Vivência Corporal
Em IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A Educação Física numa perspectiva sensível, com visão críticae emancipatória, vem se construindo gradativamente através de estudos reflexivos na área de Teoria e Prática Pedagógica. Muitos cenários estão sendo construídos nos constantes diálogos com teorias do conhecimento. Nestes cenários o campo fenomenológico aponta a necessidade de aprofundamentos filosóficos. Abordamosas Vivências Corporais compreendidas como Espaçode Probabilidades e Pos sibilidades (EPP) do Movimento Humano Sensível (MHS). Comoum Estilo de Pensamento para o trabalho com o Ser humanoque favorecea relaçãocoma experimentaçãodo corpo. Nesta formade pensar o MHS, é possível torná-lomais abrangente, construindo possibilidades de vivenciar tonalidades de percepçõesa partirdas próprias experiências corpo rais. O processo gerado pela reflexão oportuniza elaborações que podem conduzir o Ser humano a responder a si mesmo o como está se sentindo no contexto da sua vivência pessoal.