Educação Física, Formação Continuada e Prática Docente: o Cenário de Dois Anos na Rede Municipal de Criciúma
Por Matheus Bernardo Silva (Autor), Ana Lúcia Cardoso (Autor), Carlos Augusto Euzébio (Autor), Bruno Dandolini Colombo (Autor), Franck Calegari Côrrea (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo explicitar o percurso realizado durante dois anos da formação continuada dos professores de Educação Física da rede municipal de Criciúma, Santa Catarina. Essa formação ocorreu com uma parceria entre o referido município e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), mais precisamente com o GEPEFE, tendo como principal enfoque atrelar as intervenções pedagógicas juntamente com a proposta curricular do município. Por esse contexto, abordaremos algumas temáticas que se fazem necessárias: como a compreensão do cenário contemporâneo da educação, na especificidade da Educação Física e, nesse caminho sente-se a necessidade de abranger qual a função docente na sua prática pedagógica. Nesse texto iremos expor os seguintes fatores: a) os referenciais teóricos que embasaram a formação; b) a metodologia utilizada; c) os diagnósticos que a todo o momento era utilizado pelo GEPEFE; d) a avaliação realizada pelos docentes que fizeram parte da formação continuada nesses dois anos. Procuramos situar nesse trabalho a nossa experiência em atuar em uma formação continuada, tendo principalmente como diretrizes uma maneira crítica de analisar a realidade social e, dessa maneira, apontamos essa concepção de análise para os docentes da rede municipal de Criciúma.