Educação física inclusiva: Estratégias de ensino para estudantes com deficiência nas aulas de educação física

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2022 . páginas 284 - 311

Resumo

Nas discussões sobre a inclusão de estudantes nas escolas, coloca-se a preocupação de como garantir a inclusão e o desenvolvimento de todos no âmbito escolar. Neste estudo, o problema de pesquisa se explicita na seguinte pergunta: quais estratégias de ensino podem contribuir no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física escolar? Todo estudante tem direito a um ensino de qualidade e adaptado a ele, porém há uma carência na garantia desse ensino qualificado para o aluno com deficiência. Um dos fatores que dificultam o ensino a essas pessoas é a aceitação das diferenças, e o primeiro passo a ser trabalhado é a sua valorização como ser humano. Esses modelos de ensino explicitam a dificuldade que muitos professores têm para planejar as aulas para estudantes com deficiência, pois a maioria não teve em sua Graduação a formação sobre as deficiências. No entanto, para muitos professores de Educação Física, adaptar suas aulas para incluir estudantes com deficiência é de grande valia. Assim, É de extrema importância o professor ter conhecimento de todos os tipos de deficiência, assim “[...] respeitando suas individualidades, suas relações sociais e suas potencialidades” (BEZERRA, 2010, p. 15), promovendo a compreensão de quais estratégias de ensino podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem de cada estudante com deficiência, resgatando a autoestima deles e possibilitando a inclusão social e escolar de cada um.