Resumo

Esta pesquisa abordou a inclusão educacional de alunos com deficiência motora na Educação Física no Equador, especificamente na província de Guayas, que representa 25,3% da população nacional com deficiência física. O estudo de caso envolveu uma adolescente de 15 anos com amputação transtibial esquerda. Estratégias pedagógicas adaptativas foram implementadas por meio de uma ação transformadora deliberada com o objetivo de otimizar seu desenvolvimento multidimensional. A metodologia adotou um delineamento de pesquisa-ação educacional qualitativa com escopo exploratório-descritivo. A intervenção foi estruturada seguindo o ciclo típico de pesquisa-ação: diagnóstico, ação e avaliação. Este delineamento metodológico permitiu a compreensão dos processos de inclusão nas aulas de Educação Física e o desenvolvimento de estratégias de ensino específicas para facilitar a inclusão efetiva, constituindo um exemplo paradigmático para examinar processos inclusivos a partir de perspectivas educacionais e motoras. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma estratégia de ensino que facilite a inclusão efetiva de alunos com deficiência física e motora nas aulas de Educação Física (EF), promovendo seu desenvolvimento integral e transformando as práticas pedagógicas em contextos educacionais. Esse objetivo foi abordado por meio de um modelo de pesquisa-ação qualitativa, que nos permitiu não apenas entender as experiências dos participantes, mas também gerar mudanças significativas na prática educacional por meio de um processo cíclico de planejamento, ação, observação e reflexão.

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