Educação Física e Multiculturalismo: Possibilidades Pedagógicas
Por Eduardo Vinicius Mota e Silva (Autor), Sara Quenzer Matthiesen (Autor), Luiz Alberto Lorenzetto (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor), Luciana Venâncio (Autor), Alessandra Andrea Monteiro (Autor), Laércio Schwantes Iório (Autor), Eduardo Augusto Carreiro (Autor), Luiz Henrique Rodrigues (Autor), Zenaide Galvão (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A escola e a Educação Física de modo particular, sempre tiveram dificuldades em lidar e abrir espaços para a manifestação e a valorização das diferenças. Tendo em vista a atualidade do tema e necessidade de investigações que aprofundem na discussão do multiculturalismo, esta pesquisa, de caráter teórico, tem como objetivo aproximar a Educação Física desse universo. Para tal foi realizada uma ampla revisão de bibliografia sobre o assunto que buscou refletir sobre a prática pedagógica dos profissionais de Educação Física, apontando algumas possibilidades de abordagem pedagógica do tema. Com relação à prática pedagógica atual dos professores percebeuse a presença de atitudes de discriminação e preconceito nas aulas de Educação
Física e que não há, de forma geral, uma ação planejada para o tratamento da questão.
Para a mudança deste quadro sugerem-se os seguintes encaminhamentos: a) não
encarar a problemática das discriminações e dos preconceitos de forma superficial,
mas sim destacando o conteúdo discriminador e estimulando a reflexão sobre ele
sem esquecer a especificidade do componente curricular; b) valorizar as diferentes
manifestações culturais espontâneas e propor situações em que estas se mostrem e
sejam problematizadas; c) utilizar o princípio da inclusão; d) reflexão do professor
sobre sua própria ação, pois muitas vezes algumas brincadeiras, apelidos, trejeitos,
são incorporados ao nosso cotidiano, tornando-se um habitus desconhecido por
nós e refletindo algum tipo de discriminação; e) escolher e contextualizar os conteúdos
de forma diversificada, favorecendo a formação multicultural dos alunos, através do
tratamento metodológico dado ao tema, ou seja, não basta, por exemplo, escolher
uma dança que represente a cultura de um país e não contextualizá-a; f) avaliar
através de observação sistemática as atitudes dos alunos com relação ao respeito às
diferenças; g) análisar criticamente os jogos e as brincadeiras desenvolvidos nas
aulas para verificar se os mesmos não valorizam os alunos que apresentam
determinadas capacidades físicas, notadamente velocidade e agilidade, criando um
novo tipo de discriminação: a dos menos habilidosos; ou mesmo se não reforçam e
divulgam preconceitos; h) realização de projetos interdisciplinares que objetivem a
diminuição de práticas discriminatórias e levem em consideração a realidade cultural
da comunidade na qual a escola se encontra.