Educação Física na Educação Infantil: do Isolamento Pedagógico à Articulação com Outras áreas do Conhecimento
Por Bethania Alves Costa Zandominegue (Autor), Renata Silva Jorge (Autor), Rodrigo Lema Del Rio Martins (Autor), André da Silva Mello (Autor).
Em Kinesis v. 36, n 3, 2018. Da página 15 a 27
Resumo
Analisa os desafios e as possibilidades para a mediação pedagógica da Educação Física (EF) em articulação com as diferentes áreas de conhecimento e profissionais que atuam na Educação Infantil (EI). Adota a pesquisa narrativa como metodologia. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e falas espontâneas de 5 professores de EF. Os desafios identificados são a ausência de tempos/espaços formais para o planejamento coletivo e as representações das professoras regentes sobre a função da EF. Quanto às possibilidades, destaca-se o papel do Projeto Institucional, assim como o da pedagoga, na articulação de diferentes áreas do conhecimento e sujeitos.
REFERÊNCIAS
AYOUB, E. Reflexões sobre educação física na educação infantil. Revista Paulista de EF, supl. 4, p. 53-60, 2001.
BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Projetos pedagógicos na escola infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
______. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2018.
BUSS-SIMÃO, M. educação física na educação infantil: refletindo sobre a “hora da EF”. Zero a Seis, v. 7, n. 12, 2005.
GIROTTO, C. G. G. S. A metodologia de projetos e a articulação do trabalho didático-pedagógico com as crianças pequenas. Educação em Revista, v. 7, n. 1, p. 31-42, 2006.
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
KRAMER, S. Retratos de um desafio: crianças e adultos na educação infantil. São Paulo: Ática, 2009.
MARTINS, R. L. R. O Pibid em educação física e a formação docente para a educação infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
MELLO, A. S. et al. Representações sociais sobre a educação física na educação infantil. In: MELLO, A. S; SANTOS, W. (Org.). Educação física, educação infantil e cotidiano escolar. Curitiba: CRV, 2012. p. 20-41.
MOLINA NETO, V. A prática dos professores de educação física das escolas públicas de Porto Alegre. Movimento, n. 9, 1998.
NUNES, K. R.; FERREIRA NETO, A. Saberes e fazeres praticados nos cotidianos da educação física na educação infantil. Pensar a Prática, v. 14. n. 1, p. 1-10, jan./abr. 2011.
PÉREZ-SAMANIEGO, V. M. et al. La investigación narrativa en la educación física y el deporte: que és y para qué sirve. Movimento, v. 17, n. 1, p. 11-38, jan./mar. 2011.
PINTO, R. N. A formação de professores para a educação infantil: desafios para a universidade. Pensar a Prática, v. 4, p. 135-148, jun./jul. 2001.
RODRIGUES, R. M; FIGUEIREDO, Z. C. Construção identitária da professora de educação física em uma instituição de educação infantil. Movimento, v. 17, n. 4, p. 65-81, out./dez. 2011.
SARMENTO, J. M. A sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, R. T.; GARANHANI, M. C. (Org.). Sociologia da infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat, 2013. p. 13-46.
SAYÃO, D. T. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e a educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 23, n. 2, p. 55-67, jan. 2002.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VITÓRIA. Um outro olhar. Vitória: Multiplicidade, 2006.
SOARES, A. F. Os projetos de ensino e a educação física na educação infantil. Pensar a Prática, v. 5, p. 15-38, 2002.
SOUZA, E, C. A arte de contar e trocar experiência: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, v. 25, n. 11, p. 222-39, jan./abr. 2006.
VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.