Educação física na educação infantil em Maringá-PR: Construção e implementação de políticas públicas educacionais
Por Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor), Cláudio Kravchychyn (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor), Flávia Évelin Bandeira Lima-Valério (Autor), Walcir Ferreira Lima (Autor), Silvia Bandeira Silva-Lima (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o processo de estruturação e implementação da Lei nº 8.392/2009, do Município de Maringá-PR, que inclui a Educação Física como componente obrigatório do currículo da Educação Infantil. Caracteriza-se como um estudo de caso descritivo e também documental, por meio de entrevistas semiestruturadas com o pesquisador responsável pelo estudo e com o parlamentar autor da Lei; questionários, aplicados a 27 professores de Educação Física atuantes nos Centros Municipais de Educação Infantil; e consulta à legislação e documentos internos da Secretaria Municipal de Educação. A partir das informações obtidas concluiu-se que o processo analisado ocorreu de forma satisfatória, consolidando a política pública educacional em foco.