Educação Física na Educação Infantil: Produção de Saberes no Cotidiano Escolar
Por André da Silva Mello (Autor), Wagner dos Santos (Autor), Marcos Vinicius Klippel (Autor), Amanda de Pianti Rosa (Autor), Sebastião Josué Votre (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 36, n 2, 2014. Da página 467 a 484
Resumo
Analisa os desafios e as possibilidades da intervenção pedagógica de dois professores de Educação Física na etapa inicial da Educação Infantil (seis meses a três anos) em dois Centros Municipais de Educação de Vitória (CMEIs). Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e utiliza como fontes as narrativas dos professores e
das estagiárias,2 que foram sistematizadas em portfólios. A análise dos dados indica que os desafios da intervenção estão relacionados com as especificidades do comportamento infantil e com as rotinas estabelecidas nos CMEIs. Quanto às possibilidades de ensino, sobressaem
práticas pedagógicas que concebem a criança como “sujeito de direitos” e a centralidade da brincadeira e do jogo na prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil.