Sobre
Pensar a Educação Física enquanto disciplina escolar, no atual momento histórico e político pelo qual passa a Educação no Brasil, é um desafio para professores, alunos, pais e sociedade em geral. O QUE PRETENDO com a coleção EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA BÁSICA, é, justamente, apresentar temas específicos do cotidiano curricular da disciplina, em formato ebook, totalmente gratuito, de fácil socialização, buscando, assim, tornar a Educação Física Escolar um debate aberto, acessível e totalmente público. A proposta de estabelecer tal debate a um grande público talvez possa esbarrar na dificuldade ocasionada pela imagem histórica e caricatural da Educação Física escolar, popularmente tomada como mero momento de brincar, a hora de jogar bola ou, ainda, na imagem de seus(as) professores(as) como profissionais incapazes de pensar em algo diferente de brincadeiras em torno de uma bola. Em geral, as pessoas não sabem ou não pensam a Educação Física como ciência, como o Campo de conhecimento tão complexo e abrangente que é. Ou apenas acreditam que tal reflexão não lhes diz respeito, já que, para elas, na prática, a Educação Física não interferiria nas atividades cotidianas que não dependem exclusivamente da força corporal, como as relações interpessoais na família, no trabalho, na escola e na sociedade como um todo. Mas será que, realmente, ela não interfere? Portanto, esta coleção não é direcionada apenas para professores e alunos de Licenciatura em Educação Física, mas para o público em geral, ou seja, para qualquer pessoa curiosa ou preocupada com questões que permeiam a Educação brasileira, em especial a disciplina Educação Físicae seu ensino, em diferentes situações no chão da escola. Sim, é para qualquer pessoa interessada em pensar, aprender, desconstruir, construir ou reconstruir suas concepções sobre questões pertinentes ao currículo estrutural da Educação Física, direcionadas ao ensino de crianças e adolescentes em idade escolar.
Sumário
-
Base nacional comum curricular do ensino médio: reflexões sobre a presença ausente da Educação Física
Por Arthur Bruno Cabral dos Santos Bianca Carolayne Barros Dominguêz Anibal Correia Brito Neto
Página
15 -
Avaliação de ensino e aprendizagem na educação física: debates sobre as abordagens Mecanicistas; Crítico Superadora e PCN’S, em relação a Avaliação Mediadora
Por Tiago Saraiva de Lima
Página
33 -
Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física
Por Luiz Ferreira Luciano Junior
Página
59 -
Educação física e inclusão de alunos surdos na escola: um estudo no município de São João de Pirabas-PA
Por Jacione de Nazaré Silva da Silva Felipe Alex Santiago Cruz Marcelo Eduardo Silva da Silva
Página
95 -
A ludicidade nas aulas de educação física: um estudo da depressão infantil na escola
Por Ítala S. M. Moraes Larissa W. B. Gusmão Marcos A. B. Santos
Página
125 -
Educação física na escola básica: diálogos e percepções sobre sociabilidades adolescentes
Por Anderson Patrick Rodrigues
Página
146