Educação Física na Escola Indígena dos Borari da Terra Indígena
Por Maró Ingrid Coelho de Jesus (Autor), Gilberto César Lopes Rodrigues (Autor).
Resumo
Este trabalho resulta da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) intitulada: Educação Física e Educação Escolar Indígena: o caso dos Borari da Terra Indígena Maró. A pesquisa teve como objetivo geral compreender o desenvolvimento do componente curricular Educação Física em uma escola indígena do município de Santarém-PA. A pesquisa caracterizou-se como um estudo exploratório e os dados produzidos foram analisados mediante a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados demonstraram que o componente curricular Educação Física estava organizado na escola indígena a partir de uma sistematização em três grandes categorias de ensino: Jogos e Brincadeiras, Práticas Corporais Tradicionais e a Modalidade Esportiva Futebol, conteúdos que foram sistematizados pelos docentes indígenas mediante a necessidade de implementar uma proposta de ensino diferenciada em sua escola, na qual os conhecimentos tradicionais presentes no cotidiano indígena são introduzidos na instituição escolar.