Resumo
Refletindo sobre os estudos da Pedagogia Dialógica de Paulo Freire (1996) e as considerações ao diálogo elaboradas por Kunz (1991), Lima e Gonçalves Junior (2006), Carmo e Gonçalves Junior (2008) e outros autores, abrimos as portas de uma escola estadual, na cidade de Americana, interior de São Paulo, na qual lecionamos, com o objetivo de explorar as possibilidades de vivências dos pressupostos da Pedagogia Dialógica de Paulo Freire na prática pedagógica do componente curricular Educação Física, para a 4a série do Ensino Fundamental. Desenvolvemos, em princípio, pesquisas bibliográficas, que nos possibilitaram um maior entendimento teórico da problemática estudada. Posteriormente, realizamos uma pesquisa participante, coletando dados por meio de entrevistas dialógicas, as quais subsidiaram nossa prática pedagógica; essa prática foi registrada a partir de um diário de campo e ambos os instrumentos de pesquisa contaram com o auxílio de um gravador digital para melhor recolhermos as informações. Com esta pesquisa, observamos uma participação efetiva de toda a comunidade escolar nos diferentes aspectos de elaboração e construção das aulas, ressaltando a participação dos alunos, que contribuíram, de maneira ímpar, para a construção dos conhecimentos como um todo. Entendemos que a Pedagogia Dialógica se aplica ao contexto onde seja possível produzir idéias não-rotineiras e aprender em grupo, o que faz da escola, mais especificamente as aulas de Educação Física, um ambiente muito propício. Com base nos fundamentos dos pressupostos da Pedagogia Dialógica de Paulo Freire aplicados em uma escola estadual, pudemos notar que essa foi uma tarefa bastante pertinente a esse contexto, deixando-nos gratificados quanto ao objetivo proposto, visualizando ainda outras possibilidades de intervenções dessa metodologia.